sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Alimentos= Remédios e Antídotos para Doenças

l- A dieta alimentar é apenas um dos fatores na gênese das doenças. Outros fatores são a susceptibilidade genética e a exposição ambiental a agentes patogênicos e poluentes. A dieta alimentar pode curar ou prevenir doenças e manter a saúde e a longevidade. Novas pesquisas mostram que alimentos podem propiciar saúde e vigor, protegendo-nos de doenças e trazendo longevidade e bom humor. Os alimentos podem agilizar o cérebro e nos fazer pensar mais rápido, da mesma forma que podem nos deixar sonolentos e perturbar nossa atenção. O tipo de alimento que ingerimos na infância pode nos deixar suceptíveis a doenças do tipo Mal de Parkinson e Esclerose Múltipla. Os alimentos podem provocar atividades anômalas dentro das células, que anos depois podem evoluir para a destruição do conteúdo nuclear.


2- Os alimentos podem propiciar a regressão ou desaparecimentos de tumores celulares a caminho de tornarem-se malignos. Podem criar solventes para os coágulos sanguíneos. Podem enviar hormônios para relaxar as paredes das artérias, diminuindo a pressão arterial. Podem também interferir no processo natural de envelhecimento e conter o desgaste celular.
3- Cada célula é um Universo complexo, em miniatura que passa por bilhões de reações químicas a cada minuto. E o que determina as reações químicas dentro das células? O alimento que fornecemos.
3- Tres teorias gerais abastecem e moldam a maior parte das pesquisas sobre o poder curativo e preventivo dos alimentos.
a)- antioxidantes presentes nos alimentos
b)- o poder farmacológico das gorduras
c)- os tipos de alergias alimentares.
4- Quanto mais envelhecemos, mais sofremos o processo de oxidação das células. Embora os radicais livres surjam como produtode processos metabólicos normais, seu excesso pode causar a destruição da membrana celular e romper seu material genético, provocando mutações, que é o primeiro passo em direção ao CÂNCER.
5- Muitos oxidantes vem do ambiente e são decorrentes de produtos industriais tóxicos, a fumaça, os pesticidas, e o cigarro..
6- Os alimentos: plantas, frutas e vegetais, possuem efeitos ANTIOXIDANTES PODEROSOS. Existem substâncias como aquercetina, licopenos, glutationas e também vitaminas C e betacarotenos e o selênio, que são grandes antioxidantes naturais encontrados nos alimentos
7- Como obter o máximo de antioxidantes para combater doenças? Em geral obtem-se oxidantes, ingerindo:
a- uva rosada e não uvaverde.
b- cebola roxa e não a branca
c- repolho, brócolis e couve-flor, crus ou levemente cozidos.
d- alho roxo cru e socado.
e- vegetais e verduras frescas e não enlatados.
f- azeite de oliva extra virgem, processado a frio.
g- cenouras, abóboras e batata-doce rosadas.
h-folhas e verduras verde-escuras.
É importante frisarmos que esses alimentos, podem conter uma concentração grande de pesticidas e agrotóxicos. Aconselho antes de ingerí-los, deixá-los em uma bacia com água, por 10 minutos, acrescentando sempre uma colherinha de bicarbonato de sódio e uma colher das de sopa de vinagre de maçã. Com esse recurso simples e caseiro, podemos eliminar até 90% os venenos nas folhas e nas cascas dos alimentos. (científicamente comprovado).

Nenhum comentário: