quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Leptospirose - "" doença do xixi do rato"

A leptospirose é uma doença infecciosa, febril aguda, potencialmente grave, causada por uma bactéria, a "Leptospira interrogans". É uma zoonose (doenças de animais), que ocorre no mundo inteiro, exceto nas regiões polares. 90% dos casos é benigna.
Acomete roedores e outros mamíferos terrestres (cães,gatos,bovinos,etc), que mesmos sendo vacinados, podem tornar-se portadores assintomáticos e eliminar a bactéria junto com a urina. O rato de esgoto (Rattus novergicus), é o principal responsável pela infecção humana. O homem quando infectado não transmite a doença. Essa bactéria pode penetrar através da pele, mucosas (olhos, nariz, boca) ou pela ingestão de água e alimentos contaminados.
O uso generalizado de antibióticos profiláticos é ineficaz para evitar ou controlar epidemias de leptospirose. A vacina não confere imunidade permanente e não está disponível para seres humanos no Brasil. A vacina disponível para animais evita a doença, mas não impede a infecção nem a transmissão para seres humanos.
Sintomas: febre alta, dor de cabeça, dores musculares, cansaço, calafrios, olhos vermelhos, manchas avermelhadas no corpo. Em l0% dos casos surge icterícia. Quando na fase grave: equimoses, sangramentos em nariz, gengivas, pulmões, problemas renais, e anúria, com coma. Em l0% dos casos graves, ocorre a morte. Esses sintomas no início da doença, são semelhantes aos da Dengue, febre amarela, malária, hepatites.
CUIDADOS:- ao ingerir bebidas em latinhas(refrigerentes, cervejas), e na tampinha pode ocorrer que o rato tenha feito xixi, e transmitir a doença. Há que se fazer um diagnóstico diferencial.
Não só para esse tipo de doença infecciosa, como para outras mil, faz-se sempre necessário os cuidados básicos de higiene. Como manter sempre a resistencia imunológica ativa? Para isso a Medicina Natural, encontra muitos recursos, e dentre eles, sempre cito a fórmula da Babosa com mel e destilado, a ingestão periódica de inhame, limão, cebola, alho, sucos de frutas naturais, verduras e legumes variados. Ingestão de uma boa água, em média, para os adultos, l copo para cada 30 kilos de massa corporal por dia e outros recuros naturais A auto hemo-transfusão ou auto hemo-terapia, como medida preventiva, também sempre é válida. É muito mais racional, querermos o melhor para o nosso corpo, formando com esses recursos naturais, um verdadeiro escudo, não só para esse tipo de doença infecciosa, como também para outras milhões que existem por aí. Se for prescrito uma vacina para cada tipo de doença, milhões, não seriam suficientes, e a máquina fisiológica não resistiria a tantas agressões. Aumentando nossa resistencia imunológica, com recursos naturais, o nosso próprio organismo, produz o remédio para todos os males. Esse é o pricípio do "VIX MEDICATRIX NATURAE''.

4 comentários:

ViniZan disse...

Estão muito boas essas matérias, parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Esclarecedor!

Unknown disse...

Olá será que posso dar esses remédios naturais para o meu cachorro?ele está com suspeita de leptospirose,já fiz tudo o que estava ao meu alcance e mais um pouco, agora eh esperar 😭

Unknown disse...

Em caso de ter tido contato com o xixi do rato oque fasso